O QUE É O ME TOO BRASIL?


O Me Too Brasil é uma organização sem fins lucrativos dedicada à defesa dos direitos das vítimas de violência sexual, oferecendo escuta, acolhimento, além de atendimento psicológico, jurídico e assistencial. Com o apoio de uma equipe de 420 voluntários, a organização já prestou atendimento a cerca de 340 vítimas por meio de seus canais de escuta especializados.


As vítimas podem acessar o atendimento pelo site oficial (metoobrasil.org.br) e pelo canal de atendimento gratuito (0800 020 2806), disponível em todo o Brasil. O acolhimento é realizado de forma sigilosa, garantindo a proteção e confidencialidade das informações, com foco na centralidade da vítima e nos impactos do trauma, independentemente de raça, classe social, orientação sexual, identidade de gênero ou poder do agressor.


A organização também promove campanhas de conscientização, incidência legislativa, advocacy e litigância estratégica, buscando o diálogo com a população e os poderes legislativo, executivo e judiciário, com o objetivo de colaborar no aprimoramento da proteção às vítimas de violência sexual.


História


O Me Too Brasil foi criado em 2019 como um movimento de mulheres, por iniciativa da advogada especialista em gênero, Marina Ganzarolli, inspirado no movimento norte-americano #MeToo, fundado por Tarana J. Burke.


Embora inspirado pelo movimento original, o Me Too Brasil não tem vínculo formal com ele, mas compartilha o objetivo de apoiar e amplificar a voz das sobreviventes.


Sua equipe diretiva é composta por profissionais com experiência em direitos humanos, violência de gênero, raça, direitos das mulheres e da população LGBTQIAP+, justiça social e no enfrentamento ao abuso, ao assédio e à violência sexual. Contando com pessoas com formações em direito, psicologia, comunicação e gestão de projetos, o grupo reúne competências para garantir uma atuação ética, transparente e inclusiva, com foco na interseccionalidade e centralidade da vítima e na fundamentação contra traumas.


Ao longo de sua atuação, o Me Too Brasil esteve à frente de importantes denúncias de assédio sexual, a exemplo do caso do juiz trabalhista Scalércio, e do reitor da PUC Rio de Janeiro, padre Alexandre Paciolli Moreira de Oliveira.


A organização também forneceu apoio a entidades e equipes de defesa de vítimas, como no caso do ex-proprietário do bar Bambambã, Gabriel Ferreira Mesquita, acusado de violentar 12 mulheres (condenado por estupro de vulnerável); e do empresário Saul Klein, denunciado por aliciamento e estupro de pelo menos duas dezenas de mulheres.


Canais de atendimento


Site oficial: www.metoobrasil.org.br

Canal telefônico gratuito: 0800 020 2806